//
você está lendo...
serviço social

Serviço Social na Previdência


O Seminário de Serviço Social na Previdência Social, que acontece nos dias 19 e 20 de junho, em Porto Alegre (RS), já está com sua programação definida!

Veja os temas a serem discutidos:

  • Seguridade Social e Projeto ético-político profissional: desafios aos/as assistentes sociais na Previdência Social; Com Sara Granemann, professora da Escola de Serviço Social da UFRJ, e  Ana Maria Baima Cartaxo, professora do Curso de Serviço Social da UFSC e assistente social aposentada do INSS;
  • O trabalho cotidiano: atribuições e competências na perspectiva da ampliação de direitos; com Rosa Lúcia Predes Trindade, professora da Faculdade de Serviço Social da UFAL, e Maria Lúcia Lopes da Silva, assistente social do INSS/Divisão de Serviço Social;
  • Benefício Assistencial: tensões e avanços na concretização deste direito constitucional; com Berenice Couto, professora da Faculdade de Serviço Social da PUC-RS, e Marinete Cordeiro Moreira, assistente social do INSS (Macaé-RJ) e conselheira do CFESS;
  • O Serviço Social e a saúde do trabalhador: atuação no benefício por incapacidade; com Jussara Rosa Mendes, professora do Curso de Serviço Social da UFRGS; e Ângela Fenner, assistente social do INSS (Porto Alegre-RS) e conselheira do CRESS-RS;
  • Organização política dos/as assistentes sociais e a luta em defesa das condições éticas e técnicas de trabalho na Previdência Social; com Maria do Socorro Reis Cabral, professora do Curso de Serviço Social da PUC-SP e assistente social aposentada do INSS, Sâmbara Paula Ribeiro, vice-presidente do CFESS, e Fátima Saikoski, presidente do CRESS-RS.

O Grupo de Trabalho que está organizando o Seminário tem destacado a importância do evento e espera lotar o Auditório da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, local onde será realizado o evento.

“Estamos vivendo um momento histórico para a categoria. A criação dos cargos e a nomeação de quase 900 profissionais para o INSS foi consequência de uma luta intensa do Conjunto CFESS-CRESS e contou com a determinação de muitos atores, entre eles, assistentes sociais que já trabalhavam na instituição. O Seminário Nacional vai ocorrer quase um ano após as nomeações e entendemos que será um momento de reflexão e de capacitação importante, especialmente para os colegas que trabalham na área da Previdência Social”, reforça a presidente do CRESS-RS, Fátima Saikoski.

Para a assistente social do INSS de Porto Alegre, Micheli Souza, a importância em discutir a profissão na Previdência Social está na necessidade de fortalecimento, integração e qualificação profissional da categoria que atua na política. “A categoria pode esperar um debate sobre questões atuais que norteiam o seu trabalho cotidiano, tais como as competências exigidas ao/a profissional inserido/a na Previdência Social e os desafios para desenvolver suas atribuições na perspectiva da garantia do direito à população que precisa do Serviço Social”, destaca Micheli. Ainda segundo ela, a expectativa é que o Seminário contribua para aproximação entre assistentes sociais atuantes na Previdência Social “a fim de que coletivamente possam refletir sobre suas atribuições profissionais e sobre possibilidades interventivas mais qualificadas nos seus espaços de trabalho”.

A conselheira do CFESS e assistente social do INSS de Macaé-RJ, Marinete Moreira, ressalta que o Seminário abrangerá outras áreas para da Previdência Social, além do INSS.

“A atuação profissional na área previdenciária não se restringe ao INSS, apesar desta ser a instituição com maior quantitativo de profissionais, além de ter abrangência nacional. Abrange também instituições de regimes próprios, municipais, estaduais e federal, nas quais a atuação do/a assistente social também está em expansão e ainda exige um maior intercâmbio entre os/as profissionais”, afirma Marinete. Segundo ela, discutir o trabalho cotidiano, com suas especificidades e desafios, reafirma a importância de se adotar uma concepção de totalidade conforme diretriz do Projeto ético-político profissional em consonância com a luta dos/as trabalhadores e usuários na defesa da afirmação e ampliação de direitos.

Inscrições a partir de 19 de abril
As inscrições para o Seminário de Serviço Social na Previdência Social começam na próxima segunda-feira, 19 de abril. As vagas são limitadas, sendo 400 para profissionais e 60 para estudantes. Cerca de 30% das vagas para assistentes sociais serão reservadas aos/as profissionais da Região Sul (PR, RS e SC), a fim de garantir a participação do público da região que sediará o evento.

Tudo será feito via internet. Mas para este Seminário, o processo de inscrição terá algumas mudanças, se comparado aos eventos anteriores. Isso para tentar diminuir o número de pessoas que se inscrevem antecipadamente, mas que por algum motivo, não comparecem ao evento e acabam ocupando a vaga de alguém que poderia estar presente.

Segundo o GT que organiza o Seminário, vai funcionar assim: o/a interessado/a fará uma pré-inscrição no site do CFESS, preenchendo todos os dados da ficha de cadastro. Após a pré-inscrição, a pessoa receberá, dias depois, um email do CFESS de confirmação do interesse em participar do Seminário. A inscrição do/a interessado/a só será efetivada se a pessoa responder ao email confirmando a presença. Assim, entre a pré-inscrição e o email de confirmação, o/a assistente social ou estudante terão tempo para se programar e ver se realmente poderão participar do evento.

É importante lembrar que ao preencher o número total de vagas, o sistema de inscrição ficará bloqueado até que novas vagas sejam disponibilizadas, caso algum/a pré-inscrito/a não confirme presença. Não haverá lista de espera.

Via: CFESS

About these ads

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: